Índice de Transparência 2014 participa da 11ª Reunião Técnica do Conaci

O secretário-geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco, apresentou durante a 11º Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Brasília, os conceitos e os critérios de avaliação do Índice de Transparência 2014. A reunião, que ocorreu no dia 26 de março, contou com a presença de 60 representantes da área de controle interno de 29 estados e capitais, além da União.

Para os representantes dos Conselhos, a palestra foi o momento de tirar dúvidas sobre a avaliação, dar sugestões e aumentar o debate sobre Controle Interno da Administração Pública e Transparência. Gil Castello Branco deu explicação detalhada sobre os três grandes temas abordados na terceira edição do Índice, que consistem em Conteúdo, Atualização e Série Histórica e a Usabilidade, além de mudanças na distribuição dos pesos de cada um para compor a nota final de cada portal.

Na edição deste ano, o Índice de Transparência visa dar maior importância aos portais que mantém uma interface mais acessível ao usuário comum, com interatividade de gráficos e pesquisas mais amplas de dados de forma simples, sem deixar de lado o conteúdo orçamentário específico.

A edição de 2014 do Índice de Transparência, realizado pela Associação Contas Abertas, avalia os Portais de Transparência das 27 unidades federativas e as 26 capitais do país. O resultado está previsto para divulgação na última semana de maio.

Anúncios